- (017) 99636-4235
O desenvolvimento desktop tem o objetivo de criar aplicações executáveis no computador. Podemos dividi-la entre as que usam uma interface gráfica, muito comum hoje, e as aplicações textuais (de console). Podemos chamar uma aplicação de desktop quando ela roda: a) diretamente em cima do sistema operacional; b) através de um software intermediário que não impõe restrições artificiais no acesso ao sistema operacional, tais como interpretadores embutidos na aplicação ou máquinas virtuais de linguagens.
É uma aplicação que roda na máquina do usuário, é um software compilado que utiliza os recursos do sistema operacional onde está sendo executado. Não tem que ser necessariamente um software instalado, embora grande parte seja. Roda através da chamada a um arquivo executável. Pode se comunicar com a internet ou não para executar algumas tarefas.
O uso geral da aplicação desktop costuma ser mais confiável e seguro evitando interferências externas já que ela tem um certo isolamento e dificuldade de manipulação indevida.
Por definição, uma aplicação desktop é qualquer software que pode ser instalado em um computador e usado para executar tarefas específicas. Algumas aplicações desktop também podem ser usadas por vários usuários em um ambiente com rede ou conectado direto a internet.
As mais óbvias são as aplicações de escritório como processador de texto e planilha, sistemas de negócios, utilitários de administração dos dados do computador, jogos, softwares educativos, e os que atendem necessidades específicas.
© Copyright IGTEC. Todos direitos reservado.
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Provérbios 1:7